sexta-feira, 23 de março de 2012

Roteiro de Viagem: Portugal I


Bem, já vai fazer quase um ano (julho 2011) que fui a Portugal e parece que foi ontem, ainda estava grávida de Letícia com uma barriga de 6 meses. Mas já estou de passagens compradas para ir novamente desta vez vou para Porto e Letícia também vai (já fora da barriga #Tenso), bem ao norte de Portugal.

Lisboa é uma cidade linda, limpa e calma. As pessoas não são tão simpáticas (de sorriso aberto de graça, digo) como as daqui, mas também não tão rudes como as da Argentina. Passei cerca de 5 dias e achei pouco, queria mais tempo para ver tanta coisa linda com mais calma e saborear de tudo o que aquela cidade tem para oferecer!!!

Vou dividir os posts por dia que fiquei lá, assim fica mais fácil...Começando pelo Centro!   

Obs.: Reserve 1 dia inteiro e prepare as canelas pra andar. Não vá de carro, ou se for vá cedo e deixe ele no estacionamento subterrâneo, em baixo da Praça dos Restauradores, bem central, mas não tem a mesma graça!

Faça um tour pela cidade, logo pela manhã tipo umas 9hs (ninguém acorda cedo lá, foi a sensação que tive com tudo meio deserto a essa hora), pegando o famoso elétrico 28, bom é pegá-lo o mais distante do centro para que você dê uma geral da cidade que é linda e andar no "bondinho" para se sentir nos tempos de outrora, sugiro no Largo da Estrela, onde tem a Catedral/Basílica da Estrela (ela é feita toda em mármore branco) e em frente o Jardim da Estrela, lindos! 

Catedral/Basílica da Estrela

Elétrico 28
Desça só no Castelo de São Jorge e lá será uma parada, conheça o castelo, eles te dão um mapinha  para você se guiar (já #digologo que é cheio de escada, até para ir ao banheiro, aff) mas é deslumbrante, tem uma vista incrível da cidade e as crianças se divertem. Não almoce ainda direi a hora certa, se estiver com fome, coma alguma guloseima que com certeza tem em toda esquina!
Castelo de São Jorge (onde estou? kkk)
Vá até o Mirante de Santa Luzia, lá tem mais uma vista linda da cidade, uns azulejos portugueses e um jardim muito bonito, dá para fazer um lanchinho aqui também! 

Mirante
Descendo e subindo algumas ladeiras mais a frente (não tem como se perder, tem placas e o fluxo ajuda, =D), você irá encontrar a Igreja da Sé (seg-sáb de 9h-17h) bem característica da cidade vale a foto!

Igreja da Sé
Continue caminhando em direção á Rua da Alfândega, mais precisamente para a Casa de Bicos, do lado dele você vai almoçar um delicioso bacalhau com natas (yumiii, delícia!!!), mas acabei nem conhecendo a Casa de Bicos que estava fechada para reforma. Outra opção é comer no Bicentenário Café Martinho d'Arcada local frequentado por Fernando Pessoa!!!

Almoço
Bacalhau com Natas

Casa de Bicos

Descansamos um pouco para ir atrás da sobremesa, lá perto do Arco Triunfal (esse pórtico no fundo da foto), que é propriamente o Centro da Cidade, ali também estão a Praça do Comércio ou Terceiro do Paço e de frente o Rio Tejo. 
Arco Triunfal e Praça do Comércio


Sobremesa

De lá seguimos pela Rua do Carmo e fomos no Café A Brasileira, depois no Elevador de Santa Justa (que nem andamos nele, não achei nada demais) e voltamos para conhecer os Armazéns do Chiado (onde compramos nossa filmadora, na Fnac). 

Elevador de Santa Justa
Já muito cansados seguimos pela Rua do Carmo até o Convento do Carmo (10h-19h), igreja linda sem teto devido a um terremoto a alguns anos, mas que as colunas ficaram. E na frente dela tem uma pracinha com mesas no meio da rua com barzinhos e cafeterias. 

Convento do Carmo
Mais adiante tem uma descida para o Rossio onde está a Praça dos Restauradores, a Estação do Rossio, o Palácio Foz e o Hard Rock Café Lisboa. Já em direção ao Tejo temos a Praça D. Pedro IV, o Teatro Nacional Dona Maria II e a Igreja de São Domingos.

Praça D. Pedro IV

Descendo pelo Hard Rock Café, na rua ao lado (não a da avenida) e depois á direita tem uma rua cheia de restaurantes, dá pra jantar á noite, comemos uma pizza numa Cantina Italiana, mas tinha muitos frutos do mar nos outros restaurantes e barzinhos (marido alérgico, ficamos com medo). Você pode ir á noite também, só para conhecer a tal rua.

Hard Rock Lisboa
Se ainda é cedo e não quis parar pra jantar, indico que não deixe de ir no El Corte Inglês, fui quase todos os dias, ahahha, ficava muito próximo do hotel que fiquei em frente ao Parque Eduardo VII, além disso ele fechava tarde o que só ajudava, mas fica para o post de compras os detalhes!!!
Ainda perto do Parque Eduardo VII, que está no final da Avenida Liberdade, tem o Museu Gulbenkian (ter-dom de 10h-17h45) um colecionador, tem acervo enorme! 

Observações.:
Nas segunda alguns monumentos estão fechados e geralmente entre 11-15h há filas nos pontos turísticos.

Algumas palavrinhas para não se confundir...
Aderente - sistema de cobrança automática de pedágios.

Berma – acostamento

Portagem – pedágio

Cardápio – ementa
Café da manhã – peq. Almoço
Banheiro – casa de banho
Bicha – fila
Alcatrão –asfalto
Peão – pedestre
Passadeira- faixa de pedestre
Passeio – calçada
Rotunda – rótula, girador
Café – bica
Gay – paneleiro
Pão francês – cacete
Puto – menino peq.
Cueca feminina – calcinha
Almofadas – travesseiro
Pastelaria – confeitaria
Camisola – camisa

Espero que tenham gostado!!! Eu amei e super indico, quero voltar! 
Em breve vou colocar o roteiro para o norte, para o leste e oriente de Portugal!!!

Beijos
I

(*Meu roteiro fiz com base em pesquisas de sites de turismo pela net e pelo que conheci na prática da cidade!)

4 comentários:

  1. Que lindo Ione, amei suas fotos. Fiquei morrendo de vontade de ir, nunca pensei que fosse tão lindo Portugal e esse bacalhau ai to com água na boca até agora, vixi! Xero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Amanda, é realmente muito lindo mesmo e esse bacalhau é mesmo uma delícia, yumiiiii!

      Excluir
  2. Combinou com o Globo Repórter de hoje, Hehhee, adorei esse roteiro. Quero muito conhecer Portugal, parece mesmo ser lindo! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo maravilhoso, vale a pena o gasto com passagens e hotel!! Bjs

      Excluir

Obrigada por deixar seu comentário!
Sugestões e dúvidas pode mandar para o e-mail:
minutodefrescura@gmail.com
Bjos