terça-feira, 31 de agosto de 2010

Combinando as Cores...

CÍRCULO CROMÁTICO                                             
Garotas, este será um post de Utilidade Pública, indico a vocês que guardem no coração, pois serve praticamente pra tudo em relação a moda e a make... Então, leiam com atenção e aproveitem!!!
Então pra começar vocês lembram das aulas de artes que tinhamos quando crianças??? Eu adorava ficar pintando tudo com tinta, aquelas de dedo e as de gliter principalmente (as mais lindas, até hoje tenho uma azul com brilho dourado kkkk, disfarça), por que em casa minha mãe não deixava eu brincar pra não sujar as coisas, só na escola, kkkk, acredito que com vocês também (era tão bom, que saudades...).

Sim mas, voltando ao assunto, temos as cores Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Índigo e Violeta que são as cores do nosso Arco-íris, essa é a paleta da natureza, onde foram organizadas em um "Círculo Cromático" ou "Roda das Cores" (retirando o índigo), para questões de estudo:

*primárias - São as cores que não podem ser formadas por misturas de cores: Vermelho, Azul e Amarelo.

*secundárias - São obtidas pela mistura de cores Primária + Primária.
Verelho + Amarelo = Laranja
Azul + Amarelo = Verde 
Vermelho + Azul = Roxo
*terciárias - São a mistura das Primárias + Secundárias.
Amarelo + Laranja = amarelo-alaranjado
Amarelo + Verde = amarelo-verde
Azul + Verde = azul-esverdeado
Azul + Roxo = azul-arroxeado
Vermelho + Laranja = vermelho-alaranjado
Vermelho + Roxo = vermelho-arroxeado

Agora que entendemos quais são as cores e como elas se formam, vamos aprender a usá-las da melhor forma possível, para que quando formos nos vestir saber como combinar, qual a melhor combinação, também na hora de se maquiar, qual cor usar para destacar seus olhos ou disfarçar uma espinha, e por ai vai...
Então abram bem os olhos e guardem bem essa imagem, mas para não correr o risco de esquecer, que tal imprimir este Círculo e colar na porta do seu guarda-roupas, pois assim no momento que você tiver dúvidas é só olhar que não tem erro!!! Certo! 


#Cores Complementares- São aquelas que se opõem no círculo cromático, que não fazem parte de sua composição. São aquelas que quando misturadas dão em preto ou tons de cinza. Ex. pra ficar mais fácil, observem a roda e percebam que o vermelho tem como complementar (oposto) o verde. No caso da make, pra neutralizar a vermelhidão da espinha, uma base em tom de verde.

Vermelho + Verde
Harmonia Complementar: Neste tipo de combinação causa um contraste, que possibilita maior destaque a uma composição de roupas e no make o inverso, a neutralização. OBS: Se você utilizar a cor vizinha da oposta, o contraste ficará mais sutil.

#Cores Análogas- São aquelas que estão vizinhas na roda, são próximas uma da outra. Ex. vermelho-alaranjado / laranja / amarelo-alaranjado.

Vermelho + Laranja

Harmonia Análoga: Nessa combinação temos menos contraste, causando menos destaque, pois tem uma cor base em comum. Mas, criam coordenações elegantes e originais

#Cores Monocromáticas- (mono= um; cromo= cor) Assim, é uma única cor em várias tonalidades, já a Policromia, como o próprio nome já diz é a mistura de cores, mais de três cores em uma composição (não indicadas para moda). 

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Harmonia Monocromática: São super elegantes e alongadores e emagrecedores de silhuetas, mas se usado constantemente pode ficar chato e monótono.

#Cores Quentes- São cores onde predominam os tons de vermelho, laranja e amarelo. São caracterizadas com cores alegres, sensuais, agressivas, vibrantes... E trazem a sensação de calor, associadas ao verão!

 Vermelho + Laranja + Amarelo
#Cores Frias- São cores onde predominam os tons de azul, roxo e verde. Caracterizadas como calmas, tranquilas, melancólicas, tristes, não vibrantes... E trazem a sensação de fescor, associadas ao inverno!
 Azul + Roxo + Verde
#Cores Neutras- São aquelas que não há o predomínio de tons quentes e nem de frios. São as cores Branco, Preto, Marrom, Cinza e Bege.
 Branco + Preto + Marrom + Cinza

Eita quase que não termina esse post heim?! Aff... mas consegui e amem este círculo como eu, kkkk, pois ele é perfeito pra não virar uma bagunça o nosso look! Não esqueçam de imprimir, VALE MUITO!!!
Espero que tenham gostado assim como eu... Ah, e continuem acompanhando o blog, pois em breve novas coisas legais para por em prática com o visto hoje nesse aqui, Ok!

Bjos Meninas
Ione Danielle 

2 comentários:

  1. Ione... Amei o post e vou guardar no coração e no meu guarda-roupa, hahaha!
    bjus Eduarda

    ResponderExcluir
  2. gostei muuuuito... ficava mesmo na dúvida de como combinar, geralmente era minha mãe que me alertava para as combinações nada normais ^^

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário!
Sugestões e dúvidas pode mandar para o e-mail:
minutodefrescura@gmail.com
Bjos